O que são as "Noites Brancas"?

  • Publicado por Weather & Climate
  • May 14, 2023
post-thumb

O que são exatamente as “Noites Brancas” e o que as causa?

Este é o nome do longo crepúsculo que dura toda a noite. Do ponto de vista astronômico, o crepúsculo é entendido como um período de tempo em que o Sol está abaixo do horizonte.

Durante as noites brancas, a luz natural permanece alta. A noite mais clara ocorre em 21-22 de junho. Em geral, o período das noites brancas depende da área específica e pode começar tão cedo quanto 25-26 de maio, terminando tão tarde quanto 16-17 de julho.

Este interessante fenômeno pode ser observado em latitudes temperadas e elevadas antes e imediatamente após o solstício de verão em um território bastante grande da Rússia, bem como em toda a Finlândia e Islândia, na maior parte da Escandinávia, bem como em algumas regiões da Estônia, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Canadá.

Um termo similar que é frequentemente confundido é “sol da meia-noite”, então aqui está a diferença:

Uma “noite branca” é um fenômeno natural em que o sol não se põe abaixo do horizonte, resultando em uma noite que não é completamente escura.

Enquanto o “sol da meia-noite” é um fenômeno natural em que o sol permanece visível acima do horizonte 24 horas por dia durante os meses de verão em regiões próximas aos polos. Isso significa que mesmo à meia-noite, o sol ainda é visível ou está logo abaixo do horizonte, resultando em um dia contínuo.

Você já viu as “Noites Brancas” ou talvez até mesmo o sol da meia-noite?


Também está disponível nos seguintes idiomas: English, Spanish, Russian, Ukranian, French.

Download on the App Store
No iPhone? Not a big deal
Report your weather here
LATEST POST
  • Jun 03, 2024
#ShowYourStripes
  • May 21, 2024
Nuvens prateadas